Você acha que o País esta ruim? Faça algo para mudar...

Antes de iniciar, gostaria de lembrar uma frase do livro de Sun Tzu:

 

Concentre-se no pontos FORTES, reconheça as FRAQUEZAS, agarre as OPORTUNIDADES e proteja-se contra as AMEAÇAS.

 

Sun Tzu | General, Estrategista, Filósofo e Escritor | Texto do Livro: A Arte da Guerra.

 

 

A política talvez seja, ao lado do professor, do médico e do policial, uma das atividades mais nobres que possam existir, o problema é que nem sempre é a mais bela... Somos políticos por natureza e fazemos política a todo instante, todos os dias, da ora em que levantamos, até o momento em que vamos dormir. E se você acha que os políticos são todos iguais; ladrões, corruptos e afins..., entre para a vida pública, doe seu tempo, seus finais de semana, ajude as pessoas e faça a diferença.

 

Agora,se você já é candidato e pensa em fazer diferente, passou da hora de começar a sua campanha. Nesse texto, vou explicar um pouco do processo político e lhe proporcionar uma visão básica sobre campanhas.

 

A campanha para prefeitos e vereadores tem início assim que termina a contagem dos votos e logo após a ressaca da vitória ou... da derrota.

 

 

Os candidatos eleitos assumem seus mandatos. Já os candidatos que não foram eleitos, começarão a vigiar de perto para verificar o que está sendo feito de bom ou de ruim para a sua comunidade... e ambos estarão sempre em busca de apoio para realizar seus projetos... O tempo passa, mas a política não para..., e, 2 anos depois, temos novas eleições.

 

As campanhas do Lula e da Dilma mostram a evolução da imagem e a sua importância no projeto de marketing para a construção da credibilidade. 

 

 

Agora é o momento de elegermos os deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o presidente da república. E para que estes candidatos sejam eleitos, irão precisar do apoio dos prefeitos e vereadores..., eleitos ou não. Eles são a base da pirâmide. São os políticos que estão mais próximos ao eleitorado, que conhecem de perto as necessidades e o dia a dia de cada um da sua rua, do seu bairro, da sua cidade...

 

O processo político é um círculo vicioso. Na pirâmide política, os recursos e apoio também funcionam em via de mão dupla. O candidato a presidente ajuda ao candidato ao Senado, que por sua vez ajuda ao governador, que ajuda o deputado federal, e este, ajuda o candidato a deputado estadual. Nesta linha de apoiadores, o deputado estadual é o mais próximo aos prefeitos e vereadores, bases da pirâmide.

 

 

Em uma campanha proporcional, um bom candidato tem que se preocupar em buscar as alianças e gastar muita sola de sapatos para pedir o voto. Afinal, em Minas Gerais são 853 municípios. Para que a sua mensagem chegue em todos os cantos de Minas, em 90 dias, a comunicação e o marketing possuem grande importância, mas não é o fator determinante na vitória de um candidato a assembleia, a câmara ou ao senado. A organização, a logística e a fiscalização podem e fazem a diferença no resultado da campanha... afinal um dia perdido não se recupera mais.

 

Deixar a coordenação da campanha, nas mãos de quem conhece do assunto é um dos pilares para ser eleito. É o coordenador de campanha que irá organizar todos os processos..., fará a interface entre o candidato e os setores da sua campanha, é ele que irá orientar a contratação e gestão de pessoas, o jurídico, a contabilidade, além dos recursos captados para investimentos na comunicação, marketing e, principalmente, fiscalização e a logística da campanha.

 

Já na campanha para prefeitos (majoritário), é o momento do topo da pirâmide dar o seu apoio e retorno para a realização da mesma. É a ora de mostrar a população e aos seus eleitores o que foi feito durante o mandato e o que poderá ser realizado com a eleição dos seus candidatos a prefeito e vereadores. Esse é o momento de fidelizar os votos, de se aproximar da população e de sentir de perto o que foi realizado de positivo e o que pode melhorar.

 

 

Há de se considerar ainda, que grande parte da população que deseja ingressar na vida pública, a porta de entrada é o cargo de vereador. Acredito que é mais fácil ser eleito Presidente, do que ser eleito vereador. Só na rua do candidato sempre existe um ou mais concorrentes ao cargo..., falta dinheiro, conhecimento da legislação eleitoral, tempo livre para dedicar-se a campanha, falta material, muitas vezes, até da esposa ou marido não o querem ver na política...

 

Mas, são estes candidatos, a base de toda pirâmide, e que muitas vezes carregam as campanhas dos prefeitos e posteriormente as demais.

 

Diferente das campanhas proporcionais, as campanhas majoritárias precisam do apoio de uma boa assessoria de comunicação e marketing. A comunicação é um dos fatores que pode definir o sucesso ou não de uma campanha. A começar pelo conceito criado para o projeto, a apresentação do candidato, a identidade visual, a foto, o jingle, a fixação do número e as formas de abordagem de cada proposta.

 

O marketeiros do PT são ótimos e conseguiram vender gato por lebre. O Lula Molusco ainda é articulado e malandro. Um sindicalista, que aprendeu a dar um braço para o empregado e outro para o empregador para permanecer no poder. Porém, a senhora Dilma mal sabe começar e terminar um raciocínio, mas os marketeiros conseguiram elegê-la e reelegê-la, mantendo-a no poder.

 

E como foi dito anteriormente, normalmente prefeitos e vereadores não possuem recursos suficientes para contratar uma assessoria adequada. Por isso o apoio da parte de cima da pirâmide é importante para o sucesso da empreitada.

 

Uma campanha para majoritário começa com alianças e boa argumentação. Se pudermos aliar a isso um candidato que passe confiança, seja articulado, tenha boa oratória, seria fantástico. Mas nem sempre é assim...

 

Por isso, a Neo Comunicação e Marketing possui um projeto para assessorar e apoiar os candidatos na construção de uma imagem positiva, para que durante a campanha os mesmos possam manter-se focados apenas em buscar o voto.

 

Temos que organizar agora, para que a equipe em torno da candidatura possa saber exatamente o que necessita fazer e como executar.

 

Nossa Proposta:

 

Proporcionar apoio técnico e profissional nas áreas de Comunicação e Marketing para os candidatos a próxima eleição.

 

Objetivos:

 

Organizar e fortalecer a base partidária;

Fidelizar o voto conquistado.

Reduzir os custos com futuras campanhas;

Proporcionar mais visibilidade ao trabalho realizado.

 

Ferramentas:

 

Pesquisa (apenas para majoritários):

Auxílio na montagem de pesquisas para o acompanhamento e estudo das tendências do eleitorado.

Iremos analisar o que a população sente com relação a saúde, segurança, transporte..., qual a intenção de votos para prefeito e vereadores...., ou seja, queremos saber o que tem sido feito de positivo e o que precisa ser melhorado na cidade.

 

Blog:

 

Fortalecimento da imagem do pré-candidato ou prefeito, com apoio para a criação e geração de contéudos e artigos para blog.

 

Redes Sociais:

 

Criação e gerenciamento de redes sociais: Facebook, Linkedin, Google+, Youtube  e Twitter.

 

Criação de vídeos explicativos e posts da atual conjutura político/social para trabalhos em redes sociais e WhatsApp (igual ao modelo acima ou com pessoas).

 

Argumentação e Revisão.

 

Peças gráficas:

 

Antes do início da campanha, em Junho, serão criados para os candidatos as seguintes peças:

 

Santinho, santão, cartão de visitas, placas, bandeira, cavalete, seetru, adesivo, banner, botton e carta padrão.

 

Criação de peças casadas com apoiadores e dobradas.

 

Orientação quanto a montagem e organização da estrutura da campanha.

(coordenação, criação de mailing, logística, fiscalização, impressão, legislação e etc…).

 

Clique aqui e solicite uma proposta.

 

 

Please reload

Posts recentes
Please reload

Procurar
Please reload

© 2015 Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • issuu.png
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Tel.: WhatsApp [31] 9.9798.8111  |   Belo Horizonte   |   neo@neocomunicacao.net